Clique e assine com até 92% de desconto

UE vai discutir risco globais após rebaixamento dos EUA

Por Da Redação 6 ago 2011, 09h35

Por Regina Cardeal

Londres – O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, vai telefonar para o ministro das Finanças da Polônia, Jacek Rostowski, que chefia os encontros de ministros financeiros da União Europeia, para discutir as ameaças à estabilidade financeira global depois que a Standard & Poor’s rebaixou a nota de classificação de risco dos EUA de AAA, para AA+.

Um porta-voz do Tesouro britânico disse que o rebaixamento dos EUA ilustra como o Reino Unido não pode abandonar seu plano de redução do déficit. Desde que tomou posse em maio de 2010, o governo de coalizão do Reino Unido iniciou um programa agressivo de aperto fiscal, que prevê cortes de gastos e aumento de impostos no total de 111 bilhões de libras até 2015 para eliminar o déficit estrutural dos EUA.

Em maio de 2009, a S&P colocou o governo anterior, Trabalhista, na defensiva ao declarar o rating AAA em perspectiva negativa pela primeira vez na história. Em outubro do ano passado, no entanto, a agência retirou a perspectiva negativa. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade