Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Uber perde licença para operar em Londres

Agência de transporte cita falha no sistema que possibilita que motoristas não cadastrados façam viagens pelo app; empresa afirmou que irá recorrer

Por da Redação
Atualizado em 25 nov 2019, 16h04 - Publicado em 25 nov 2019, 14h35

O órgão gestor do transporte de Londres decidiu, nesta segunda-feira, 25, não renovar a licença do Uber na capital britânica, alegando “falhas” que colocam em risco a segurança dos passageiros. A empresa, que tem 45 mil condutores e 3,5 milhões de clientes em Londres, anunciou que vai recorrer e informou que continuará funcionando normalmente até uma decisão definitiva.

Para o Transport for London (TfL), a Uber “não está apta a ter uma licença”. O organismo afirmou em um comunicado ter “identificado um padrão de falhas por parte da companhia”. Entre as falhas que colocam em risco a segurança, o órgão cita um elevado número de “motoristas não autorizados” inscritos na plataforma, “que se aproveitam das vulnerabilidades do aplicativo para transportar milhares de passageiros”. Nessa falha, o sistema da companhia permitiu que motoristas carregassem suas fotos nas contas de outros motoristas, o que significa que eles poderiam fazer corridas no lugar do motorista chamado. Isso teria ocorrido em, pelo menos, 14 mil viagens. 

O TfL reconheceu no comunicado que a empresa fez melhorias de segurança no aplicativo, mas são consideradas insuficientes. Por esta razão, a autoridade de transportes “concluiu que não concederá à Uber London Limited (Uber) uma nova licença de operador privado em resposta ao seu último pedido”. O gigante dos transportes poderá, no entanto, continuar operando na capital britânica enquanto houver recursos possíveis, informou.

Continua após a publicidade

Este bloqueio é mais um revés para as operações da empresa em Londres desde os protestos de motoristas dos tradicionais táxis pretos até uma suspensão anterior de licença em 2017, já devido a questões de segurança. Em setembro, as autoridades dos transportes concederam uma prorrogação de dois meses de sua licença, após a expiração de um acordo anterior de 15 meses.

A renovação da permissão estava sujeita a uma melhora da segurança dos passageiros. Entre as novas medidas lançadas recentemente pela Uber, está a possibilidade de usuários se colocarem diretamente em contato com os serviços de emergência, caso necessário, por meio do próprio aplicativo.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.