Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Uber encerra testes com carros autônomos na Califórnia

Empresa indicou que não vai renovar a licença que se encerra em 31 de maio, segundo carta da autoridade responsável por liberar os testes na cidade dos EUA

A Uber vai encerrar os testes de carros autônomos na Califórnia após o acidente que matou uma ciclista na cidade de Tempe, no Arizona. As informações são de uma carta divulgada pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV, na sigla em inglês), autoridade responsável por ceder permissão aos testes na cidade.

Segundo o DMV, a Uber indicou que não vai renovar a licença que se encerra em 31 de maio de 2018. A carta, endereçada ao gerente de relações públicas da empresa, Austin Heyworth, alerta para a necessidade de uma nova permissão.

“Qualquer requerimento para uma nova licença terá que anexar análises da investigação da recente colisão no Arizona e também pode exigir uma reunião com o DMV”, acrescenta a carta.

Ao jornal San Francisco Chronice, a Uber confirmou o encerramento dos testes. “Decidimos não solicitar novamente uma permissão do DMV da Califórnia com o entendimento de que nossos veículos autônomos não operariam em vias públicas em um futuro imediato”.

A VEJA, a empresa informou que suspendeu os testes em todas as cidades após o acidente. “Continuaremos ajudando as investigações no que estiver em nosso alcance e manteremos o diálogo aberto com os órgãos governamentais para tratar qualquer questão relacionada a este assunto”.

Além de Tempe, a empresa tinha programa similar em São Francisco (Califórnia) e Pittsburgh (Filadélfia). O veículo envolvido no acidente fazia parte dos testes que a companhia realizou nos Estados Unidos para lançar serviço de transporte sem motoristas.

Os carros autônomos da Tesla Motors e do Google também já se envolveram em acidentes, mas não havia, até o momento, registro de morte de pedestres.

Três dias após o acidente da Uber, a Toyota anunciou a paralisação dos testes com seus veículos autônomos. Segundo a BBC, a montadora não tem um cronograma para reiniciar os testes. A Toyota tinha como expectativa fabricar carros autônomos em 2020.

Relembre o acidente da Uber na noite de domingo, 18 de março:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Não tem problema. É só fazer os testes aqui nesse país da propina que está tudo liberado. E podem atropelar e matar as pessoas à vontade, afinal de contas os americanos donos do famigerado Uber podem fazer o que quiserem nesta terra sem dono.

    Curtir