Clique e assine a partir de 9,90/mês

Temer viaja para Portugal e Espanha em busca de investimentos

Vice-presidente da República se reunirá com autoridades e empresários

Por Da Redação - 18 abr 2015, 16h01

O vice-presidente Michel Temer viajará para a Europa nesta segunda-feira para uma reunião com autoridades governamentais e empresários em busca de investimentos e novas oportunidades de negócios. Primeiro, Temer passará por Lisboa, em Portugal e, em seguida, por Madri, na Espanha. “Será uma grande oportunidade para aprofundar as relações com Portugal e Espanha e avançar em negócios que interessam aos nossos países”, declarou Temer em nota oficial.

Leia também:

Temer decide seguir na presidência do PMDB

Temer diz que protestos devem ser ‘aplaudidos’

Continua após a publicidade

Um dos objetivos da viagem é apresentar as oportunidades de negócios que o Brasil oferece em diversas áreas, como infraestrutura e energia – apesar de a economia do país passar por um momento delicado, e o próprio governo calcular que fechará este ano com uma contração em torno de 1%.

“O ajuste fiscal promovido pelo governo permitirá que a economia volte a crescer em 2016”, disse um porta-voz oficial sobre o forte corte de gasto público previsto para este ano. Em Lisboa, Temer será recebido na próxima segunda-feira pelo presidente do país, Aníbal Cavaco Silva. O vice-presidente brasileiro participará do encerramento de um seminário empresarial, se reunirá com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e fará uma conferência na sede do Instituto de Direito Brasileiro, da Universidade de Lisboa.

Na terça-feira terá uma reunião de trabalho com o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, visitará a sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Assembleia da República. Entre outros assuntos, Temer deve discutir o interesse português no avião militar de carga KC-390, desenvolvido pela Embraer, assim como a possível participação de companhias brasileiras no processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP.

Além disso, explorará alternativas para potencializar o comércio entre os dois países, que ano passado chegou a US$ 2,1 bilhões, e apresentar as oportunidades que o Brasil oferece para o investimento.

Continua após a publicidade

Na Espanha Temer será recebido na quarta-feira pelo rei Felipe VI, assistirá a um seminário empresarial e visitará o Congresso dos Deputados. No dia seguinte, assistirá à entrega do Prêmio Cervantes de Literatura, nesta edição para o escritor espanhol Juan Goytisolo. Temer ainda terá um encontro com o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e depois se reunirá com a vice-presidente Soraya Sáenz de Santamaría.

A Espanha é o maior investidor estrangeiro no Brasil, com capitais que superam 90 bilhões de dólares e uma presença crescente nas áreas de infraestrutura, energia e telecomunicações.

(Com agência EFE)

Publicidade