Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Taxa de desemprego no Brasil em fevereiro é maior em 4 meses

Por Da Redação 22 mar 2012, 10h39

Rio de Janeiro, 22 mar (EFE).- O índice de desemprego no Brasil em fevereiro foi de 5,7% da população economicamente ativa, a maior taxa dos últimos quatro meses, informou nesta quinta-feira o Governo.

A taxa de desemprego superou 5,5% de janeiro, mas foi 0,7 ponto percentual inferior a de fevereiro de 2011, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tradicionalmente, o desemprego cresce nos primeiros meses do ano no Brasil devido à rescisão dos contratos temporários criados para reforçar a produção e as vendas na temporada de Natal.

Pelos dados oficiais, o número de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país nas quais se mede o índice nacional, era de 1,40 milhão de pessoas, praticamente igual ao de janeiro.

Esse número, no entanto, foi 8,6% inferior ao de fevereiro do ano passado, quando os desempregados somavam cerca de 1,43 milhão.

Continua após a publicidade

Os empregados nas mesmas seis cidades somaram 22,6 milhões, sem variação com relação a janeiro, mas 1,9% acima do número de fevereiro de 2011.

Isso significa que o Brasil gerou nos últimos 12 meses 428 mil novos empregos.

Segundo o IBGE, a renda média dos trabalhadores brasileiros em fevereiro era de R$ 1.699,70, valor 1,2% superior ao de janeiro.

A pesquisa mensal do emprego é feita nas cidades de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. EFE

cm/dm

Continua após a publicidade

Publicidade