Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tata Motors desiste do Zica, e carro muda de nome

Modelo, que tem o craque Lionel Messi como garoto propaganda, causou controvérsia pela coincidência de ter o mesmo nome do vírus associado à microcefalia

Por Da Redação
2 fev 2016, 10h19

A montadora indiana Tata Motors decidiu mudar o nome de seu novo modelo, o Zica, que causou controvérsia ao ter sido batizado com o mesmo nome do vírus associado ao surto de microcefalia que atinge vários países, entre eles o Brasil. “Em solidariedade com o sofrimento provocado pela recente epidemia do vírus zika, a Tata Motors, enquanto empresa socialmente responsável, decidiu mudar a marca do carro”, afirma a montadora, em comunicado. A empresa pretende anunciar o novo nome dentro de algumas semanas.

A Tata Motors promoveu nas últimas semanas o Zica, um carro pequeno, com uma campanha de publicidade que tem como protagonista o craque argentino Lionel Messi. No entanto, o lançamento do modelo coincidiu com a crescente preocupação mundial com o vírus zika, que afeta principalmente a América Latina.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado emergência por causa do surto. Os médicos suspeitam que o vírus pode provocar microcefalia nos fetos – a correlação entre o vírus e a microcefalia não foi 100% confirmada.

Segundo a OMS, somente o continente americano deve registrar de 3 a 4 milhões de casos em 2016.

Artigo do jornal The New York Times do dia 13 de janeiro informou que autoridades federais americanas de saúde estão considerando alertar que mulheres grávidas evitem viagens para Brasil e outros países da América Latina e do Caribe onde os mosquitos estão espalhando o vírus zika..

Continua após a publicidade

Leia também:

Depois do vírus, Zica é agora nome de carro

Produção de veículos cai 23% em 2015, diz Anfavea

(Com Agência France-Presse)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.