Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Starbucks se arma para concorrer com Nespresso

Rede americana lançará suas cápsulas de café expresso na Europa para brigar com a rival Nestlé

A rede de cafeterias americana Starbucks está remodelando suas operações na Europa. A empresa, com base em Seattle, planeja direcionar seus esforços ao segmento premium, segundo informou o jornal Financial Times nesta segunda-feira, citando fontes próximas à empresa.

Ainda de acordo com o jornal, a Starbucks deverá anunciar a chegada de suas cápsulas de café expresso, K-Cup, na Europa ainda em março. “Temos analisado a importância das cápsulas premium não só nos Estados Unidos, mas eventualmente fora, no Canadá e em outros mercados internacionais”, afirmou a empresa em nota ao jornal.

Em uma Europa com o comércio varejista às moscas, a Starbucks quer lucrar no segmento de luxo, mirando o exemplo da Nestlé. Em 2011, a marca Nespresso, que fabrica as cápsulas de café premium da companhia suíça, assistiu suas vendas avançarem 20% para 3,8 bilhões de dólares. O aumento do consumo da bebida fez a Nestlé buscar a expansão da marca, com a criação de novas lojas e cafeterias próprias. Ajudada pelo garoto propaganda George Clooney, a estratégia da empresa até agora funcionou – o grupo prevê a abertura de mais de 40 lojas só em 2012.

A Starbucks lançou seu K-Cup em novembro do ano passado e tampouco pode se queixar. Em dois meses, a empresa vendeu mais de 100 milhões de unidades.