Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

SP’s reduz classificação dos principais bancos americanos

A agência de classificação financeira, Standard and Poor’s, anunciou nesta terça-feira a redução da nota dos principais bancos americanos, incluindo Citigroup, Goldman Sachs, Wells Fargo, JPMorgan Chase, Morgan Stanley e Bank of America.

Segundo a agência, as novas classificações, também aplicadas a 37 dos maiores bancos do mundo, são parte de um processo “de adoção de novos critérios de classificação para os bancos”.

As ações dos bancos americanos caíram moderadamente após este anúncio, e perdiam entre 0,3 e 1% durante as transações eletrônicas após o fechamento oficial do pregão.

As notas da maior parte dos bancos europeus não sofreram mudanças significativas, exceto pelo espanhol Banco Bilbao Vizcaya, cuja classificação caiu de A+ para AA-, e pelo britânico Barclays, de A+ para A.

A S&P já havia antecipado que modificaria os critérios de classificação dos bancos e que anunciaria mudanças antes de meados de dezembro.

A nova metodologia concede maior importância à situação macroeconômica, que se converte em ponto de partida para a classificação dos bancos.