SpaceX adia lançamento de foguete que deve pousar cápsula na Lua
Companhia de Elon Musk queria ser a primeira a aterrissar no polo sul lunar, região de interesse científico
Por da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h18 - Publicado em 14 fev 2024, 09h47
A SpaceX adiou para quinta-feira o lançamento do foguete que levará um módulo lunar robótico à Lua. A missão da empresa de Elon Musk marca mais um capítulo da corrida que empresas privadas travam para chegar ao satélite natural.
A SpaceX disse em sua conta no X (antigo Twitter) que a equipe de lançamento estava “desistindo da tentativa desta noite” por causa das temperaturas irregulares do metano antes do carregamento. A missão deve levar à lua um módulo construído pela empresa aeroespacial Intuitive Machines, com sede em Houston. Uma nova tentativa deve ser feita na quinta-feira.
O Falcon 9 é a primeira sonda enviada pela companhia, partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para direcionar o módulo lunar Nova-C (apelidado de Odysseus) à Lua. A expectativa que o pouso aconteça em 22 de fevereiro em uma cratera próxima do polo sul da Lua. O módulo pesa 675 kg e conta com o apoio da Nasa, que tem um programa de incentivo de missões comerciais de transporte lunar.
Antes, outras empresas se frustraram ao enviar sondas ao satélite. Em 8 de janeiro, a American Astrobotic enviou o módulo lunar Peregrine, mas a aeronave precisou voltar para a Terra por causa de um vazamento de combustível. No ano passado, o módulo japonês Hakuto-R, da empresa Ispace, ficou sem combustível por conta de um erro de cálculo de altitude durante uma tentativa de pouso.
VEJA Mercado - quarta, 9 de outubro
Galípolo sinalizou que não atenderá os interesses de Lula, diz Idean Alves
VEJA Mercado desta quarta-feira recebeu o planejador financeiro e especialista em mercado de capitais da Ação Brasil. Entre outros assuntos, ele afirmou que é cômodo o presidente mirar o Banco Central como culpado, mas que nova gestão não irá responder ao governo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.