Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

S&P mantém nota de crédito da Petrobras a um degrau do rebaixamento

Decisão foi motivada por um possível socorro financeiro do governo em caso de problemas com dívida. No entanto, agência manteve perspectiva negativa

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) manteve o rating BBB- da Petrobras e a perspectiva negativa das notas da companhia. Com essa nota, a estatal mantém o grau de investimento pela S&P, mas está a apenas um degrau do rebaixamento para a categoria especulativa.

Segundo a agência, a nota da Petrobras reflete a visão de que o governo pode providenciar um “oportuno e extraordinário” suporte à companhia caso a empresa tenha dificuldades em honrar sua dívida. “A Petrobras tem um papel muito importante como principal produtor e distribuidor de combustíveis do Brasil. Consideramos também que o governo daria um suporte em um eventual caso de default por ter a consciência de que haveria um impacto significativo à economia do Brasil”, afirmou a agência.

Os analistas da S&P ponderam, no entanto, que a perspectiva negativa da companhia reflete os desafios que ela terá para desalavancar seu balanço e as incertezas decorrentes da investigações de corrupção, apuradas pela Operação Lava Jato.

Leia mais:

Regime de partilha é danoso para a Petrobras e o Brasil, diz conselheiro da estatal

Petrobras estuda abrir capital da BR Distribuidora

Petrobras anuncia redução de 37% em investimentos

(Com Estadão Conteúdo)