Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senado dos Estados Unidos aprova orçamento provisório

O Senado americano, de maioria democrata, aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei criado pelos republicanos para financiar operações administrativas até o próximo dia 18 de novembro e evitar o fechamento parcial do governo federal.

O projeto de lei recebeu 79 votos a favor e 12 contra. Já a Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, que está em recesso pelas comemorações do ano novo judaico, realizará uma votação sobre o assunto ainda nesta semana. Sem a medida, o governo seria obrigado a suspender a partir de 1º de outubro operações em diversas áreas da administração federal, o que não acontece desde os anos 1990.

A base da disputa entre os dois partidos era a verba destinada para a Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), que anunciou nesta segunda-feira que tem financiamento disponível até a próxima sexta-feira, quando termina o ano fiscal nos Estados Unidos.

O projeto do Senado incluiu US$ 3,65 bilhões para capitalizar a Fema a partir do próximo sábado, dia 1º de outubro. Os republicanos, pressionados pelo movimento conservador Tea Party, insistem em realizar gastos nos programas sociais, enquanto os democratas demandam mais fundos para ajudar os desabrigados pelos recentes desastres naturais.

(Com EFE)