Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sarkozy chega a Madri para encontro com Rajoy

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou nesta segunda-feira a Madri para um encontro com o presidente do governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, em meio a um cenário tenso na Europa após a redução da nota de nove países na sexta-feira, entre eles França e Espanha.

Nicolas Sarkozy será recebido no Palácio Real pelo rei Juan Carlos, que lhe concederá o Tosão de Ouro, a máxima distinção espanhola, criada em 1430.

Com isso, a Espanha quer agradecer ao presidente francês por seu papel na luta contra a organização separatista basca ETA, que anunciou no dia 20 de outubro o final de mais de 40 anos de luta armada.

Após um almoço com o Rei, Sarkozy será o primeiro chefe de Estado a se reunir com Rajoy desde sua chegada ao cargo, no dia 21 de dezembro. O presidente do governo espanhol receberá na terça-feira o presidente da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy, antes de visitar a chanceler alemã no dia 26 de janeiro, em Berlim.

Sarkozy e Rajoy devem preparar o Conselho europeu previsto para o dia 30 de janeiro. Ambos dirigentes deverão abordar o tema da governança europeia e modificação dos tratados.

A visita acontece três dias depois do rebaixamento da nota financeira da França em um escalão, perdendo o triplo A, a máxima nota, enquanto que a Espanha foi rebaixada em dois escalões pela Standard and Poor’s.

O aumento do risco de default grego também tem gerado recente ampliação dos temores em relação à Europa.