Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Reunião do Eurogrupo de quarta-feira deve ser feita por teleconferência

Por John Thys 14 fev 2012, 16h09

A reunião de ministros de Finanças da zona do euro prevista para quarta-feira em Bruxelas para examinar o desbloqueio de uma nova ajuda à Grécia deve ser substituída por uma teleconferência e a decisão final pode ser postergada para segunda-feira, afirmou nesta terça-feira o presidente do Eurogurpo, Jean-Claude Juncker

Uma fonte próxima às negociações já havia antecipado a informação à AFP.

Segundo a fonte, ainda não estão prontos todos os documentos necessários para aprovar o novo plano de resgate da Grécia.

De acordo com o presidente do Eurogurpo, Jean-Claude Juncker, a Grécia ainda tem que preencher as condições para o resgate.

“Eu ainda não recebi as garantias políticas necessárias dos líderes dos partidos da coalizão grega sobre a implementação do programa”, afirmou Juncker em um comunicado.

Juncker disse esperar um “trabalho técnico mais aprofundado” em um grande número de áreas”, inclusive na determinação de outros 325 milhões de euros a serem economizados pela Grécia.

“Neste contexto, decidi convocar ministros para uma teleconferência amanhã, a fim de discutir as questões pendentes e preparar a reunião ordinária do Eurogrupo de segunda-feira”, acrescentou.

A Grécia precisa desesperadamente dos 230 bilhões de euros do pacote de resgate – 130 bilhões de euros em novos empréstimos e de 100 bilhões de euros em perdão da dívida – para evitar decretar a moratória no dia 20 de março.

Continua após a publicidade

Publicidade