Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Resultado do Citigroup limita avanço de índices em Wall Street

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK, 17 Jan (Reuters) – Os principais índices do mercado norte-americano registraram uma onda de vendas perto do fim da sessão e encerraram o pregão desta terça-feira com ganhos modestos, conforme a queda no lucro do Citigroup deu motivo para que investidores vendessem papéis de bancos.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,48 por cento, para 12.482 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 0,36 por cento, para 1.293 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,64 por cento, para 2.728 pontos.

O setor financeiro, cuja performance superou a do mercado em geral até o momento neste ano, foi atingido pelo desapontamento de investidores com o balanço do Citigroup.

A ação da companhia recuou 8,1 por cento após ter divulgado lucros inferiores aos esperados pelo mercado. O índice de bancos KBW caiu 1,4 por cento. Até sexta-feira, o indicador acumulava alta de 10 por cento no ano, sendo que os ganhos anuais do S&P totalizavam 2 por cento.

A onda de venda nos papéis de bancos refrearam um rali que levou o S&P 500 para acima de 1.300 pontos pela primeira vez desde agosto.

O mercado acionário avançou após dados mostrarem que o crescimento econômico da China foi melhor que o esperado, mesmo que ela tenha se expandido em seu ritmo mais fraco em dois anos e meio.

“Os números melhores da China nesta manhã fizeram o mercado iniciar o pregão em um clima melhor, mas o movimento não teve continuidade, e houveram os resultados que não pareciam muito bons de JPMorgan e Citigroup”, disse Eric Ruby, vice-presidente de investimentos da North Star Investment Management, em Chicago.

Os resultados do Citigroup se seguiram a lucros desapontadores similares do JPMorgan, divulgados na sexta-feira.