Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Repsol compra canadense Talisman Energy por US$ 13 bi

Companhia espanhola afirmou que aquisição levará ao aumento de 76% da produção e de 55% de suas reservas de petróleo

A companhia de energia espanhola Repsol anunciou nesta terça-feira que chegou a um acordo para comprar a Talisman Energy, quinta maior produtora de petróleo independente do Canadá, por 13 bilhões de dólares. A aquisição elevará o braço de exploração e produção da Repsol e preencherá uma lacuna após a venda de sua participação na empresa YPF, da Argentina, em 2012. O negócio também ajudará a reduzir a dependência da empresa de áreas de alto risco de produção de petróleo, como a Líbia.

A Repsol pagará 8,3 bilhões de dólares por 100% das ações da Talisman, o que representa um prêmio de 56% sobre o valor de mercado de segunda-feira de 5,33 bilhões de dólares da companhia com sede em Calgary. A companhia espanhola também assumirá 4,7 bilhões de dólares em dívidas. O conselho da Talisman aprovou a transação e recomendou que acionistas a aceitem, disse a Repsol em um comunicado enviado ao regulador do mercado acionário espanhol.

Leia também:

Queda do preço do petróleo pode afetar mais o xisto que o pré-sal, diz especialista

Petróleo fecha abaixo de US$ 60 pela 1ª vez em 5 anos

Preços do petróleo despencam em Nova York

O recuo do preço do petróleo reduziu os preços de produtores como a Talisman, motivando o interesse da Repsol, que tem buscado alvos no setor de petróleo e gás na América do Norte e outros países com regulação estável. A Repsol afirmou que a aquisição aumentará sua produção de petróleo em 76% para 680 mil barris por dia enquanto suas reservas subirão 55%. Ela acrescentou que a compra deve trazer benefícios anuais de 220 milhões de dólares.

(Com agência Reuters)