Regra que facilitava pagamento de boleto vencido é adiada
Permissão para pagar boletos abaixo de R$ 2.000 em qualquer banco foi adiada; boletos acima de R$ 2.000 já podem ser quitados em qualquer instituição

A mudança no sistema de pagamento de boletos bancários que permitiria a quitação dos documentos vencidos entre 500 reais e 2.000 reais em qualquer banco foi adiada para 2018. As informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta segunda-feira. A mudança estava prevista para começar nesta segunda.
A chamada Nova Plataforma de Cobrança está em vigor desde julho deste ano, e a implementação está sendo feita em etapas. Atualmente, vale para documentos com valor acima de 2.000 reais, o que representa 3,7% dos boletos emitidos no país, segundo a Febraban.
A instituição disse, em comunicado, que os bancos decidiram adiar o cronograma em razão do grande volume de documentos a serem processados. O prazo original previa que todas as etapas estivessem concluídas até dezembro deste ano. Por ano, são emitidos cerca de 4 bilhões de boletos de cobrança no país, segundo a Febraban.
No sistema antigo, os boletos podem ser pagos em qualquer banco até a data de vencimento. Depois de um determinado período, o pagamento só pode ser efetuado no banco emissor do documento.
O novo sistema faz com que cada boleto emitido tenha um registro único, e que as informações sejam compartilhadas entre as instituições. É necessário que o pagador informe seu CPF ou CNPJ para realizar o pagamento. O objetivo é evitar fraudes e duplicidade de pagamentos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.