Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Reajuste da tabela de IR será de 4,5% para todas as alíquotas

Afirmação foi feita pelo ministro Thomas Traumann minutos após o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff anunciou na noite desta quarta-feira que a tabela do Imposto de Renda será corrigida. A afirmação foi feita em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão em homenagem ao Dia do Trabalho. Em seguida, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Thomas Traumann, afirmou que o reajuste será de 4,5% para todas as alíquotas, sem dar mais detalhes. A correção é menor do que a inflação de 2013 (5,91%) e, curiosamente, é o centro da meta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que desde 2009 não é cumprido pelo governo. O Ministério da Fazenda disse que não iria se pronunciar nesta quarta-feira sobre o assunto.

Leia também:

Termina hoje o prazo para entrega do IR sem multa

Às vésperas do início da campanha eleitoral, Dilma anunciou também um reajuste de 10% no benefício do Bolsa Família. O objetivo, segundo ela, é fazer com que os 36 milhões de brasileiros beneficiários do programa Brasil sem Miséria permaneçam acima da linha da extrema pobreza definida pela Organização das Nações Unidas.

No pronunciamento, a presidente assumiu ainda o compromisso de continuar a política de valorização do salário mínimo, que, segundo ela “tem sido um instrumento efetivo para a diminuição da desigualdade e para o resgate da grande dívida social que ainda temos com os trabalhadores mais pobres”.

(Com Reuters)