Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quase 11 milhões ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda

Número corresponde a 30% do total de contribuintes esperado pela Receita Federal neste ano, de 28,5 milhões

Do total de 28,5 milhões de declarações que a Receita Federal espera receber neste ano, faltam ainda 11 milhões. Até 11 horas desta terça-feira, o Fisco já havia recebido 17,81 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016.

Os contribuintes devem evitar remeter a declaração perto do fim do prazo. Problemas como falha na conexão da internet ou mesmo no computador da pessoa podem ocasionar transtornos. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de 165,74 reais e máxima de 20% do imposto devido.

Para o coordenador do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o volume de declarações recebidas pela Receita até o momento está dentro das expectativas. De acordo com ele, não foram detectados problemas no recebimento das declarações. Ele disse, também, que a estimativa de receber 28,5 milhões de declarações deve ser atingida.

O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema.

A Receita elaborou uma sessão de perguntas e respostas para esclarecer dúvidas quanto à declaração, e um vídeo de animação.

Leia também:

Demanda por transporte aéreo cai pelo oitavo mês seguido

Mitsubishi admite que testes de eficiência energética têm falhas desde 1991

(Com Agência Brasil)