Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

QGEP despenca após resultados de análise na bacia de Santos

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A ação da petrolífera QGEP Participações operava em forte baixa nesta quinta-feira, após a empresa informar que teve lucro líquido consolidado de 23,9 milhões de reais no quarto trimestre e divulgar resultados mais recentes de avaliações no poço Ilha do Macuco, na bacia de Santos.

Às 11h47, o papel tinha queda de 17 por cento, a 12,94 reais. A ação não faz parte do Ibovespa tinha baixa de 0,47 por cento.

Para os analistas Paula Kovarsky e Diego Mendes, do Itaú BBA, as notícias sobre a análise na Bacia de Santos foram “desapontadoras” e os resultados do quarto trimestre foram “fracos”.

Segundo a companhia, o prospecto Santos#1 tem reservatórios pouco espessos e com água. O segundo prospecto apresentou volume potencial menor do que o relatado em 2009 e está passando por “reinterpretação sísmica e geológica”. Já o terceiro prospecto indicou presença de reservatório de baixa porosidade, o que levou a empresa a não continuar com as atividades nessa região.

“Mantemos a recomendação de ‘outperform’ (quando espera um desempenho acima da média do mercado) para a ação, com preço-alvo de 27,20 reais, mas esperamos que o papel seja fortemente atingido pelos resultados negativos no segundo prospecto de Santos”, afirmaram os analistas, em relatório.

(Por Roberta Vilas Boas)