Procter & Gamble reduz previsões após menor crescimento na China
Em meio a um programa de corte de custos de US$ 10 bi, a empresa pretende ajustar a estratégia para focar em grandes mercados e novos produtos
A desaceleração do crescimento na China e o mercado desafiador na Europa e nos Estados Unidos levaram a Procter & Gamble a reduzir sua previsão de crescimento nesta quarta-feira, em meio a um programa de corte de custos de 10 bilhões de dólares. A maior fabricante mundial de produtos de utilidade doméstica afirmou que o dólar forte e maiores preços de commodities também afetaram o crescimento, e que a empresa lutou para elevar o lucro operacional nos últimos três anos.
A companhia também passou a priorizar suas operações internas, com o presidente-executivo, Bob McDonald, afirmando a investidores em uma conferência em Paris que a empresa ajustará a estratégia para focar em grandes mercados e novos produtos. Ele disse que o desempenho em mercados desenvolvidos, responsáveis por 60% das vendas, caiu de forma significativa, enquanto em mercados emergentes a empresa realizou cortes de preços na Venezuela e viu uma freada das importações na Argentina.
Diante das difíceis condições do mercado, a P&G reduziu a estimativa de vendas antes de impostos para alta entre 2 e 3% no trimestre até junho, contra crescimento de 4 a 5% antes, enquanto a meta de lucro trimestral foi reduzida para entre 0,75 e 0,79 dólar por ação, ante 0,79 a 0,85 dólar. McDonald disse que levará tempo para reverter a tendência negativa e que espera melhora no ano fiscal que começa no primeiro dia de julho.
(com agência Reuters)
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