Clique e assine com até 92% de desconto

Procon-SP dá recomendações para liquidações de final de ano

Por Da Redação 27 dez 2011, 16h34

O fim do período natalino marca o início de uma das épocas mais estimulantes para os consumidores: as liquidações de produtos que não foram vendidos antes do dia 25 de dezembro. Lojas anunciam descontos convidativos, que podem chegar a 80%. E há muita gente nos shoppings, já que é grande também a corrida para a troca de presentes.

Para auxiliar o consumidor, a Fundação Procon-SP publicou algumas recomendações em seu blog. “Antes de sair às compras de liquidação, reflita sobre o seu orçamento para não sobrecarregá-lo. Evite comprar por impulso”, afirma o texto.

O Procon-SP aconselha o consumidor pesquisar ofertas e, se possível, levar consigo o folheto (ou propaganda) do desconto anunciado. “O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor é obrigado a cumprir toda oferta de produtos que veicular”, afirma a entidade.

Para evitar que os gastos pesem no orçamento ao longo do ano, o Procon-SP aconselha que as compras sejam feitas à vista. Janeiro é o mês em que geralmente são pagos o IPVA, os custos de viagens de férias e as matrículas escolares.

Assim, a entidade recomenda que os consumidores reflitam sobre a necessidade das compras em liquidação – que, apesar de apresentarem boas ofertas, acontecem em um período de gastos elevados para as famílias.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Natal termina com desaceleração nas vendas do varejo

No Natal da “lembrancinha”, inadimplência é obstáculo

Continua após a publicidade
Publicidade