Clique e assine a partir de 9,90/mês

Procon: Preços de itens da ceia de Natal variam até 133,4% em SP

Pesquisa de preço compreendeu carnes congeladas, panetones, chocotones e outros itens que compõe a mesa nas festas de fim de ano

Por Redação - Atualizado em 17 dez 2018, 20h26 - Publicado em 17 dez 2018, 13h57

Pesquisar pode ser o segredo para ter uma ceia farta sem gastar muito. O Procon-SP constatou uma diferença de até 133,4% em itens que compõem a cesta de Natal.

O pernil congelado foi o que apresentou a maior variação. O quilo do produto da Sadia foi encontrado por 22,99 reais em um supermercado na Zona Leste da capital paulista. O mesmo produto em um estabelecimento da Zona Norte custava 9,85 reais.

A pesquisa, feita em dez supermercados da capital paulista, encontrou grandes variações em uma série de itens da ceia. As azeitonas verdes fatiadas (Raiola, 150g), usadas em várias receitas de Natal, oscilam até 118%, sendo vendidas de 4,98 reais a 10,98 reais.  Lentilhas têm diferença de até 84,8% e pêssegos em calda, de 52,07%.

O panetone também pode encarecer a ceia se o consumidor não fizer uma boa pesquisa. O doce de gotas de chocolate da Village, com 400g, era vendido por 10,79 reais no centro e 17,58 reais na zona oeste: uma variação de 62,93%.

Continua após a publicidade

Em comparação com o ano passado, os produtos natalinos estão 2,39% mais caros. Foram pesquisados 119 produtos entre os dias 28 e 30 de novembro.

Dicas de compras

Para economizar na hora das compras, o Procon-SP sugere que o consumidor faça um planejamento do cardápio da ceia que irá servir, listando alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo.

O Procon-SP diz que as promoções divulgadas pelos estabelecimentos devem ser cumpridas, por isso é aconselhável guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas.

Outra dica é observar os valores registrados quando passar o produto pelo caixa. É comum que o preço da prateleira não bata com o cobrado. Nesse caso, a loja tem de cobrar o menor preço.

Continua após a publicidade

Também é importante ler as embalagens e rótulos dos produtos, observando características, condições de conservação e informações nutricionais, além da data de validade.

Publicidade