Clique e assine com até 92% de desconto

Problemas técnicos com ações em NY acentuam volatilidade

Por Da Redação 1 ago 2012, 13h54

Por Álvaro Campos

Nova York – Os participantes dos mercados de ações dos EUA enfrentam uma onda de erros com ordens de compra e venda que acentuou a volatilidade e fez as bolsas interromperem as negociações com determinados papéis nesta quarta-feira, levantando receios de que outro problema tecnológico pode prejudicar a confiança do investidor.

As ações da Knight Capital Group chegaram a cair mais de 20% após a companhia dizer para seus clientes enviarem suas ordens para outras empresas de negociação, segundo fontes com conhecimento do assunto. Enquanto isso, as bolsas examinam possíveis erros com as ações de mais de 100 empresas.

Traders reportaram oscilações incomuns de preços em algumas ações no começo da sessão, em meio a um grande número de ordens de compra e venda feitas por meio de plataformas de negociação eletrônica. Entre os papéis afetados estão os da RadioShack, Quicksilver Resources, Magnum Hunter Resources e Dole Food.

“Nós estamos continuando a negociar e usar todos os poderes e regras e regulamentações que nós temos, para garantir que as negociações sejam executadas de maneira adequada”, afirmou Jonathan Corpina, sócio da Meridian Equity Partners e diretor de pregão da New York Stock Exchange.

Segundo Corpina, esses problemas desencadearam mecanismos controladores de volatilidade, interrompendo a negociação com algumas ações. A NYSE Euronext enviou um comunicado a traders avisando que está analisando as negociações com as ações de 148 empresas, executadas entre 10h30 e 11h15 (de Brasília).

Uma porta-voz da Knight disse que a companhia está averiguando possíveis irregularidades de negociações. A empresa é uma das maiores prestadoras de serviço para o mercado financeiro nos EUA, como execuções eletrônicas, vendas institucionais, entre outros. Fortemente ligada ao setor de tecnologia, a Knight é a maior trader do mercado de ações norte-americano, com uma participação de mercado de 17,3% na NYSE e 16,9% na Nasdaq.

Logo após a abertura do pregão, clientes da Knight, incluindo corretoras de varejo e outras instituições, foram instruídos a enviar suas ordens de compra e venda de ações para outras corretoras, devido a problemas técnicos, segundo afirmam pessoas envolvidas na situação. O problema no sistema da corretora e relatos de transações irregulares levantaram suspeitas de que algumas transações foram acidentalmente duplicadas, por meio de algoritmos de computadores.

O problema ocorre no mesmo dia em que a NYSE introduziu um novo programa desenvolvido para gerar preços mais competitivos para investidores de varejo. O chamado “programa de liquidez de varejo” permite que especialistas (market makers) ofereçam ações por preços que levam em conta até mesmo frações de centavo. Um porta-voz da bolsa disse que o sistema está funcionando corretamente. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade