Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Principais ‘valores refúgio’ em época de crise

Os investidores procuram valores alternativos para seus fundos, também chamados de ‘valores refúgio’, como os bônus do Tesouro americano, o Bund alemão ou o ouro, no momento em que o mercado de ações está em seu nível mais baixo em dois anos.

– Bônus do Tesouro americano

Seguem sendo considerados um investimento seguro, apesar da degradação da classificação da dívida americana pela Standard and Poor’s. Os Estados Unidos continuam sendo um mercado em que é mais fácil, rápido e barato fazer transações.

– Bund alemão

Sua taxa para 10 anos ficou abaixo da inflação alemã (2,40%) pela primeira vez desde a reunificação do país em 1990, o que reduz o valor atual da considerável dívida da Alemanha.

– Iene

A moeda japonesa está em seu nível máximo em relação ao dólar desde 1945, um fenômeno que analistas consideram desconectado dos fundamentos econômicos do Japão e que torna mais caras as exportações nipônicas.

– Franco suíço

A Suíça conta com um governo estável, uma dívida pouco elevada e uma economia considerada sólida, o que torna a sua moeda em valor refúgio. O aumento do franco afeta as exportações e explica resultados trimestrais inferiores às previsões de muitas empresas do país.

– Ouro

A cotação do ouro bate recordes, já que os operadores o consideram um investimento seguro na atual conjuntura incerta. A onça custa atualmente cerca de 1.800 dólares. Em janeiro, estava em menos de 1.400 dólares.