Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Meirelles diz que impostos podem aumentar se arrecadação for ruim

Ministro da Fazenda disse que vai tomar decisão preliminar com base na previsão de receitas, que deve ser divulgada até o fim do mês

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira que pode haver aumento de impostos para fechar as contas no ano que vem caso a arrecadação seja insuficiente. Segundo Meirelles, o importante é atingir o equilíbrio fiscal, e a alta não está descartada se a receita ficar abaixo das expectativas. Ele acrescentou que as estimativas da arrecadação de impostos e contribuições para 2017 serão divulgadas até o fim do mês.

No fim de semana, a Receita Federal rodou os modelos para estimar  quanto os ingressos deverão crescer no ano que vem para que a equipe econômica defina se será ou não necessário aumentar a carga tributária. “O que nós vamos tomar agora é uma decisão preliminar”,  disse Meirelles.

Na última quinta-feira, o secretário de Acompanhamento Econômico da Fazenda, Mansueto Almeida, havia dito que as novas estimativas seriam calculadas e divulgadas ainda nesta semana, mas o ministro marcou para até o fim do mês a publicação dos dados.

Leia também:
Mercado reduz previsão de queda do PIB e aumenta a da inflação
Os passos que ainda faltam para o Brasil sair da crise

Também será divulgado até 31 de agosto, segundo Meirelles, a nova projeção do governo para o crescimento do PIB no ano que vem. Segundo técnicos da Fazenda, se a nova expectativa saltar da atual 1,1% para 1,5%, automaticamente a arrecadação crescerá em 2017, não sendo necessário aumentar impostos. O ministro, no entanto, não descartou essa possibilidade.

Meirelles falou com a imprensa após ter se reunido por quase três horas com analistas do mercado financeiro na sede da XP Investimentos em São Paulo.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Napoleao Gomes

    Mas se aumentar os impostos, O POVO pode se REBELAR!!!

    Curtir

  2. Paulo Bandarra

    Tudo para manter a gastança. Nem que ferre os contribuintes que estão se dando mal (sem conseguir pagar o nível alto dos impostos).

    Curtir

  3. Juvenil Neves

    Estão esperando passar o impedimento da “presidenta” e as eleições municipais. Aí, a “cobra” vai mostrar as suas presas….

    Curtir

  4. Napoleao Gomes

    O Brasil não é uma empresa onde o patrão manda e os funcionários acatam! E todos sabem o que é feito com o dinheiro dos impostos; é roubado pelos que estão no governo e nos seus ministérios!!!

    Curtir

  5. cesar augusto oliveira

    O que podemos esperar de um governo biônico!

    Curtir

  6. Marcos Binelli

    Pelo visto o ‘rapazinho’ ai é um grande INCOMPETENTE igual aos outros. Aliás, foi parar no Banco Central por intermédio do Molusco, então não era de se esperar grande coisa mesmo. O País quebrado, e o sujeito falando em aumentar impostos? Isto ai, filho, qualquer imbecil faz. É melhor trocar este incompetente por um dono de padaria. Ao menos sabe fazer conta de mais e de menos e corta onde deve cortar.

    Curtir

  7. Que foto repugnante !

    Curtir