Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preço do petróleo a 108 dólares, o maior patamar desde 2008

O preço do barril de petróleo tipo Brent – negociado em Londres – atingiu 108 dólares nesta segunda-feira. Trata-se do patamar mais alto desde 2008. Investidores estão preocupados com a crescente violência na Líbia, que pode interromper o fornecimento do produto pelo país, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Nos Estados Unidos, a cotação disparou 5 dólares, a maior alta em mais de dois anos. Operadores se apressaram para cobrir posições vendidas entre o petróleo tipo Brent e o WTI americano. A diferença nos contratos de abril foi estreitada para 10 dólares durante o dia, mas se ampliou para mais de 12 dólares ao final da sessão.

Os preços do tipo Brent no mercado de futuros, que avançaram mais de 10 dólares este ano, principalmente devido ao crescente risco geopolítico, saltaram em 3,22 dólares o barril, ou 3,2%, para estacionar em 105,74 dólares o barril.

Os preços subiram mais 2 dólares, para fechar em 108 dólares nas últimas negociações, maior patamar desde 4 de setembro de 2008. O contrato do petróleo cru americano, que vence na terça-feira, aumentou 5,22 dólares o barril para fechar a 91,42 dólares no fim da tarde — maior nível em duas semanas.

(com agência Reuters)