Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preço do etanol hidratado cai com avanço da colheita, diz Cepea

SÃO PAULO, 14 Mai (Reuters) – O preço do etanol hidratado registrou queda na última semana na média do Estado de São Paulo, em meio a um tempo favorável que ajudou na colheita de cana, segundo análise divulgada nesta segunda-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

O etanol hidratado teve aumento na oferta nas usinas, enquanto os compradores adquiriram poucos volumes, apenas para atender às necessidades imediatas.

“Muitos estão na expectativa de novas quedas dos preços, com avanço da safra”, afirmou o Cepea.

O indicador semanal do hidratado Cepea/Esalq fechou o período de 7 a 11 de maio com retração de 0,76 por cento frente à semana anterior, a 1,1559 real por litro (na usina sem impostos).

Já o etanol anidro – usado para adição na gasolina – está com a produção mais lenta neste início de safra, o que deu sustentação aos preços.

Outro fator que ajudou a evitar queda de preços do anidro é o fato de que as usinas estão entregando volumes que já estavam negociados por meio de contratos.

“Em São Paulo, praticamente as mesmas unidades continuaram vendendo anidro no mercado spot. Do lado da demanda no mercado spot, a procura por anidro também esteve reduzida”, disse o Cepea.

O indicador semanal do anidro Cepea/Esalq fechou o período de 7 a 11 de maio com alta de 2,09 por cento frente à semana anterior, a 1,3113 o litro.

Apesar da queda nas cotações do açúcar no mercado internacional na semana passada , o Cepea calculou que segue mais vantajoso produzir açúcar do que etanol.

(Por Gustavo Bonato)