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Por que empresas usam apps de transporte para distribuir brinde

Empresas como Natura, Viscaya e HP fecharam parcerias com aplicativos de transporte, como 99 e Cabify

Por Thaís Augusto Atualizado em 26 dez 2017, 10h30 - Publicado em 23 dez 2017, 11h32

Empresas de grande e pequeno porte estão investindo em parcerias com aplicativos para divulgar novos produtos e serviços. Entre as companhias que lançaram mão desse recurso estão a L’Occitane au Brésil, Natura, Vizcaya e HP.

No caso da Vizcaya, marca de maquiagem, a união foi com o aplicativo de transporte para mulheres Femitaxi. “Conseguimos capitalizar novos clientes, as motoristas amam e as passageiras também”, afirmou o CEO e fundador do Femitaxi, Charles-Henry Calfat.

A parceria, que dura até o fim do mês, prevê a distribuição de 15.000 amostras de três linhas de maquiagem da Vizcaya para as passageiras da Femitaxi. “Desde novembro [mês de início da parceria], tivemos um crescimento de 20% no número de passageiras”, disse Calfat.

Para a Vizcaya, a vantagem está na maior visibilidade da marca entre seu público-alvo.

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Esse tipo de parceria, conhecido como co-branding, tem como objetivo fortalecer a presença de uma marca entre os consumidores. “É quando duas marcas independentes se unem para fazer um produto ou ação específica”, explicou o professor de gestão de marcas da ESPM, Marcos Bedendo.

Segundo ele, a vantagem para as marcas é entrar em um mercado diferente com o suporte de outra já reconhecida no segmento. “A marca acaba ganhando associação sem ter que conquistá-las ou pagar por elas”.

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Bedendo cita o exemplo da Arcor, que para lançar uma bala de cappuccino se associou à empresa de café Três Corações. “Esse tipo de parceria dá credibilidade ao sabor do produto”.

Há seis meses, a Cabify promoveu parceria semelhante com a L’Occitane au Brésil. Na época, alguns carros ofereciam amostras dos produtos da marca.

Desde então, o aplicativo tem investido em parcerias com outras marcas como Multiplus e HP. “A intenção é chegar a novos públicos. Com as parcerias, alavancamos oportunidades e damos mais visibilidade para outras marcas e para nós mesmos”, disse a diretora de marketing da Cabify no Brasil, Roberta Allegretti.

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No mês passado, Cabify e a HP fecharam uma parceria que permitia que usuários que circulassem pelas regiões da Vila Madalena, Pinheiros e Itaim Bibi conhecessem a nova impressora de bolso da empresa. Os usuários podiam customizar e imprimir fotos na hora, já que os carros circulavam com a impressora da HP. Além disso, os passageiros ganhavam desconto para comprar a impressora e um código de descinto para a próxima corrida com o aplicativo. A parceria ainda está ativa, agora também nas cidades de Santos e Campinas.

No início de dezembro, o aplicativo também anunciou parceria com o programa de fidelidade Multiplus. A cada quilômetro rodado, o usuário acumula um ponto no programa de fidelidade.

A 99 e a Natura também têm uma parceria nos mesmos moldes das concorrentes. A união dura até o fim do mês e distribui 120.000 amostras da nova fragrância da Natura nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

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Apenas motoristas mulheres vão receber as amostras para distribuir para suas passageiras. A parceria também vai profissionalizar 200 motoristas para se tornarem consultoras Natura e possibilitar a venda dos produtos enquanto dirigem.

Atualmente, o Bla Bla Car, plataforma de caronas, tem parceria com o Ipiranga, que oferece pontos em seu programa de fidelidade para os usuários com carona confirmada. Em Campinas, o posto de combustível também disponibiliza café para motoristas e passageiros.

No ano passado, a plataforma uniu-se à Citroen no lançamento de um novo carro da empresa. A parceria levou duas passageiras para Ilhabela, em São Paulo, em um carro dirigido pela atriz Julia Faria.

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“Basicamente, essas parcerias estão alinhadas com nosso objetivo de negócio, que geram benefícios para os usuários, direta ou indiretamente. Com isso, temos melhor retenção de usuários e conseguimos oferecer benefícios exclusivos”, contou o diretor geral da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite.

Neste ano, a Magazine Luiza foi outra empresa que decidiu investir nesse mercado. Para celebrar o Dia dos Namorados, uniu-se ao Tinder, aplicativo de paqueras, e criou um perfil para a personagem símbolo da empresa, a Lu.

A brincadeira resultou em mais de 150.000 interações com a personagem, mas ao invés de um encontro, os usuários ganhavam descontos no aplicativo da varejista.

Influenciadores digitais

A associação de duas marcas para promover serviços ou produtos também é uma estratégia utilizada pelos influenciadores digitais.

“No Instagram, por exemplo, há uma série de influenciadores que se marcam e promovem a popularidade um do outro de forma conjunta. O objetivo é crescer, ter mais notoriedade entre os seguidores e ganhar capital entre as marcas para fazer ações futuras”, explicou o professor da Escola de Administração de empresas de São Paulo (FGV EAESP), Benjamin Rosenthal.

Ainda segundo ele, esse tipo de movimento é comum, mesmo que as duas pessoas trabalhem no mesmo segmento ou mercado. “É mais fácil fazer co-branding quando vocês estão em categorias distintas, mas também dá para fazer quando vocês estão na mesma categoria. Também é possível que marcas concorrentes chamem a outra para algum tipo de brincadeira e ambas ganhem notoriedade, um exemplo é o McDonald’s e Bob’s“.

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