Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Plataforma russa afunda e deixa mais de 50 desaparecidos

Por Douglas Busvine e Thomas Grove

MOSCOU, 18 dez (Reuters) – Uma plataforma de petróleo com 67 pessoas a bordo virou e afundou no domingo em meio a uma tempestade perto da ilha de Sakhalin, no Extremo Oriente russo, deixando mais de 50 pessoas mortas ou desaparecidas, no gelado Mar de Okhotsk.

Quatorze membros da tripulação foram resgatados vivos da plataforma de perfuração “Kolskaya”, pertencente à empresa russa Arktikmorneftegazrazvedka de exploração offshore, enquanto quatro corpos foram encontrados.

Quatro dos sobreviventes sofreram hipotermia. A temperatura da água era de 1 grau Celsius, dando somente 30 minutos antes de as vítimas morrerem pelo frio.

Era pouco provável um vazamento, mas um desastre poderia ser um duro golpe para os esforços da Rússia – o maior produtor de energia do mundo – para acelerar a exploração de petróleo e gás para compensar o declínio de longo prazo campos de produção terrestre.

“A plataforma de perfuração offshore virou 200 km da costa da ilha de Sakhalin…,” informou o Ministério de Emergência em seu site.

O ministério acrescentou que uma equipe de resgate e helicópteros foram enviados à área para tentar encontrar sobreviventes. Um quebra-gelo, o “Magadan”, estava no local.

(Reportagem adicional de Melissa Akin)