Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pilotos da Iberia convocam greve para dias 18 e 29 de dezembro

Madri, 7 dez (EFE).- Os pilotos da companhia aérea espanhola Iberia convocaram nesta quarta-feira dois dias de greve, para os dias 18 e 29 de dezembro, para expressar a rejeição à criação da nova empresa aérea de baixo custo Iberia Express, que fará rotas de curtas e médias distâncias.

Nesta manhã, o presidente do sindicato de pilotos da Iberia (Sepla-Iberia), Justo Peral, anunciou em entrevista coletiva que a medida foi adotada depois que as negociações com a direção da companhia se esgotaram.

Peral também explicou que as datas foram escolhidas para evitar prejuízos aos passageiros em dias de grande movimento por causa dos feriados de Natal e Ano Novo.

Conforme o líder sindical, os pilotos consideram que a criação da companhia Iberia Express ‘os entregará a British Airways’ e transformará a Espanha em uma ‘low cost’ onde essa companhia aérea poderá trazer seus turistas.

O representante sindical acrescentou que os pilotos da Iberia não querem que a British Airways faça seus negócios com a Ásia e a América aproveitando o aeroporto de Madri-Barajas, a partir de Londres.

Diante do presidente do Sepla-Iberia, neste momento, a British Airways detém a Iberia, e citou como exemplo a situação que a companhia aérea britânica tinha antes da fusão, quando ‘estava falida’, situação da qual se salvou pela ‘ajuda da Iberia’.

A convocação da greve foi apresentada nesta quarta-feira ao Ministério do Trabalho espanhol para cumprir com a obrigação de dez dias de aviso prévio, para posteriormente o Ministério de Desenvolvimento estabelecer os serviços mínimos que os pilotos deverão respeitar nos dias 18 e 29 de dezembro. EFE