Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

PIB recua 0,2% no 1o tri e Grã-Bretanha tem recessão

Por Da Redação 25 abr 2012, 08h06

LONDRES, 25 Abr (Reuters) – A economia da Grã-Bretanha está em sua segunda recessão desde a crise financeira, mostraram dados nesta quarta-feira, ampliando a pressão sobre o governo de coalizão do primeiro-ministro David Cameron.

O Escritório Nacional de Estatísticas informou que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico recuou 0,2 por cento no primeiro trimestre de 2012, depois de uma contração de 0,3 por cento no final de 2011.

A inesperada contração ficou longe da expectativa de crescimento de 0,1 por cento.

Os dados foram divulgados no momento em que a coalizão Conservadora-Liberal Democrata vê seu apoio recuar nas pesquisas de opinião após semanas de fortes críticas por medidas impopulares relacionadas a impostos no orçamento do mês passado. As eleições locais, um grande teste, são em 3 de maio.

A maioria dos economistas esperava que a economia britânica conseguisse um modesto crescimento no início de 2012, mas essas estimativas foram ofuscadas pela maior queda na produção relacionada à construção em três anos, além de um crescimento anêmico do setor de serviços e uma queda na produção industrial.

(Reportagem de David Milliken e Fiona Shaikh)

Continua após a publicidade

Publicidade