Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

PIB do Reino Unido cai 0,2% no 2° tri, primeira contração desde 2012

Desempenho é influenciado por Brexit e desaceleração do crescimento econômico global

Por da Redação
9 ago 2019, 11h05

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido encolheu 0,2% no segundo trimestre de 2019 comparado aos três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 9, pela Agência para Estatísticas Nacionais do país. Essa foi a primeira contração desde o quarto trimestre de 2012. O resultado é influenciado pelo Brexit e anunciado no momento em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, busca a saída da União Europeia em outubro.

Na comparação anual, houve crescimento de 1,2%, o que mostra desaceleração da economia britânica já que primeiro trimestre o PIB teve alta de 1,8% ante os três primeiros meses de 2018.

O fraco desempenho britânico se dá, entre outros fatores, pelas incertezas da saída do país da União Europeia. Também influenciaram os chamados estoques pré-Brexit. Com medo de uma saída sem acordo do bloco europeu, e de um consequente desabastecimento, as empresas sediadas no país passaram a estocar produtos e colocarem em prática planos de contingência. O plano inicial era que a saída ocorresse até março, mas o prazo foi estendido.

Além disso, sinais de uma desaceleração global, com a economia europeia fraca e tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, também tiveram impacto no PIB.

O clima é de incerteza para o resto do ano. O novo prazo final para o Brexit, 31 de outubro, e a possibilidade de uma saída sem acordo deixa o ambiente de negócios apreensivo. Para o economista sênior do PwC Mike Jakeman, “há pouca dúvida de que a economia está estagnando, independente da volatilidade dos dados”.

Continua após a publicidade

O governo, no entanto, adota um discurso diferente. “Não tenho medo de um Brexit sem acordo. Eu não estou preocupado com isso. Penso que estaremos prontos e vamos sair dessa fortes mais e resilientes”, afirmou o ministro das Finanças britânico, Sajid Javid.

A economia do Reino Unido diminuiu desde 2016, quando ocorreu o referendo sobre para decidir sobre a saída do país da União Europeia. Desde então, o PIB anual que um ano antes, em 2015, cresceu 2,35% decaiu para 1,4%, registrado em 2018.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.