Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

PIB da China surpreende e avança 7% no 2º trimestre

Crescimento ficou acima da previsão de analistas, que esperavam avanço de 6,8%

Por Da Redação 15 jul 2015, 01h34

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado surpreende analistas, que projetavam um avanço de 6,8%. No primeiro trimestre, a economia chinesa também havia avançado 7%.

Na tentativa de estimular o crescimento do país, o governo chinês cortou quatro vezes a taxa de juros e reduziu a taxa de compulsório dos bancos desde novembro do ano passado. O porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas da China, Shen Laiyun, definiu o resultado do PIB do segundo trimestre como um crescimento “moderado e estável”. Shen destacou que o governo chinês conseguiu estabilizar o PIB, apesar de enfrentar “condições econômicas externas e domésticas complicadas e uma crescente pressão de baixa”.

LEIA TAMBÉM:

Entenda a crise que penaliza a bolsa chinesa

China corta juros para estimular a economia

Números – A produção industrial voltou a crescer em junho, com um avanço de 6,8% em ritmo anual, apontam as estatísticas oficiais. O comércio varejista, termômetro do consumo residencial, aumentou 10,6% em ritmo anual, enquanto os investimentos em capital fixo avançaram 11,4%, também em ritmo anual, durante o primeiro semestre.

Os indicadores econômicos irregulares, para os padrões da China, e a volatilidade nos mercados de ações aumentaram a expectativa entre economistas e investidores de que o governo continuará a adotar medidas para apoiar a demanda.

(Com Estadão Conteúdo e AFP)

Continua após a publicidade

Publicidade