Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB brasileiro registra crescimento nulo no 3T

A economia brasileira registrou um crescimento de 0% no terceiro trimestre do ano na comparação com os três meses anteriores e um avanço de 2,1% em relação ao mesmo período de 2010, anunciou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 12 meses, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro acumula uma alta de 3,7%, segundo o IBGE, o que confirma a desaceleração no ritmo de crescimento do país em consequência da crise mundial com epicentro na Europa.

No segundo trimestre, o PIB do Brasil avançou 0,8% na comparação com os primeiros três meses do ano.

O governo brasileiro projeta um crescimento de 3,5% da economia este ano – contra uma alta do PIB de 7,5% em 2010 – em parte graças a uma recuperação no quarto trimestre. O mercado prevê um crescimento anual próximo de 3%.

No terceiro trimestre de 2011, o setor agropecuário cresceu 3,2% em relação ao período anterior, enquanto os serviços e a indústria registraram variações negativas, de -0,3% e -0,9% respectivamente, segundo o IBGE.

A agropecuária também se destaca com uma alta de 6,9% no terceiro trimestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado.