Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Petróleo cai, Petrobras despenca e puxa perdas na Bovespa

Ações preferenciais da estatal estavam em baixa de mais de 7% durante a tarde desta quarta-feira; bolsa recua mais de 2%

Por Da Redação 20 jan 2016, 14h54

As ações da Petrobras estão em forte queda nesta quarta-feira, mais uma vez afetadas pela desvalorização do petróleo no mercado internacional. O declínio dos papéis da estatal lidera as perdas da Bovespa na sessão.

Por volta de 15h30, as ações preferenciais (sem direito a voto) da Petrobras estava em queda de 7,73%, a 4,27 reais, e as ordinárias eram negociadas por 5,69 reais, valor 6,34% menor que o do fechamento do dia anterior. No mesmo horário, o Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, caía 2,33%, para 37.116 pontos.

Nas últimas semanas, a Petrobras e as petrolíferas de todo o mundo têm sido afetadas pela desvalorização vertiginosa do petróleo. A commodity desceu para menos de 30 dólares o barril, valor que não se registrava desde 2003.

As ações da Petrobras são afetadas ainda pela desconfiança dos investidores com o sucesso da venda de ativos programada pela companhia. A estatal montou um amplo programa de venda de ativos e redução de investimentos para diminuir seu endividamento. As dificuldades da empresa ganharam corpo na esteira das investigações da Operação Lava Jato, que apura evidências de corrupção em negócios da Petrobras com seus fornecedores.

Leia mais:

Petrobras perde R$ 436,6 bilhões em valor de mercado desde 2008

Reação dos mercados a petróleo e China é exagerada, diz economista-chefe do FMI

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade