Petrobras perde R$ 55 bilhões em valor de mercado no dia
Ações tiveram fecharam o dia com queda de 10% depois que companhia anunciou redução no pagamento de dividendos

A Petrobras perdeu 55 bilhões de reais em valor de mercado nesta sexta-feira, 8, depois que suas ações encerram o dia com uma queda na ordem de 10%. As contas foram feitas pelo consultor em dados financeiros Einar Rivero, sócio-fundador da Elos Ayta Consultoria.
Os investidores castigaram os papéis da petroleira depois que a empresa comunicou, na noite da véspera, que não irá distribuir agora os dividendos referentes aos lucros excedentes registrado em 2023.
Diferentemente do que vinha fazendo, a companhia aprovou a distribuição mínima de lucros estipulada em seus regulamentos, um valor total de 72,4 bilhões de reais. O restante, afirmou a diretoria em conferência a analistas, ficará retido em uma reserva de lucros para serem pagos aos acionistas no futuro, em momento ainda não definido.
As ações ordinária da Petrobras (PETR3) caíram 10,37% e encerraram o pregão cotadas a 36,98 reais. Já as preferenciais (PETR4) tombaram 9,14%, para 36,70 reais.
Com isso, o valor de mercado total da companhia murchou de 529,127 bilhões de reais para 473,798 bilhões de um dia para o outro.
Desde a máxima, em fevereiro – quando a companhia atingiu o valor de mercado recorde de 566,965 bilhões de reais, a perda total é de 93,2 bilhões.