Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Petrobras Distribuidora inaugura ‘posto do futuro’

Por Da Redação
13 dez 2011, 12h42

Por Sabrina Valle

Rio de Janeiro – A Petrobras Distribuidora inaugurou hoje, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, a primeira filial do seu “posto do futuro”, centro de abastecimento com diversos serviços interativos e customizados. A iniciativa é fruto de uma parceria com sete empresas, entre elas a Intel e a Cisco. O investimento total nas obras, incluindo custo de equipamentos das empresas parceiras, somou R$ 2,4 milhões. Não há prazo para a extensão do conceito na rede BR, que soma sete mil postos pelo País.

“Este é um experimento que poderá se espalhar para a rede de postos BR, e certamente se espalhará para outras redes de postos”, disse o presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto. Segundo ele, a velocidade da expansão do projeto dependerá da resposta dos clientes.

O posto oferece diversas funcionalidades, por exemplo, com a identificação do cliente via câmeras inteligentes que leem a placa do automóvel e reconhecem o gênero e a idade do motorista, e sensores que identificam o carro, numa versão mais moderna da que é usada hoje em pedágios. Com isso, enquanto abastece, o motorista terá informações personalizadas em displays instalados ao lado das bombas, como notícias de esportes ou moda, ou quanto tempo falta para a troca de óleo.

Continua após a publicidade

Telefones-tablets da Cisco com sistema Android são emprestados aos motoristas, que poderão contactar em videoconferência técnicos especializados (inicialmente técnicos em lubrificação) ou checar promoções, por exemplo. O banheiro do posto é autolimpante, passando por uma higienização automática quando a porta é fechada. A limpeza dos carros é feita apenas com jatos d’água e detergente, sem escovas, e com reúso de água de chuva. São usadas fontes de energia solar e eólica para complementar o sistema elétrico.

O posto oferece também um centro de recarga para automóveis elétricos, recarregando em cerca de 20 minutos o que leva cerca de 8 horas na rede convencional. Hoje, no entanto, ainda não são comercializados automóveis elétricos no Brasil. Representantes da Nissan presentes ao evento disseram que aguardam isenções fiscais e licenças para trazer a tecnologia comercialmente ao Brasil. A BR Distribuidora tem contrato de exclusividade por seis meses com as empresas parceiras. Depois, as tecnologias poderão ser usadas por redes concorrentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.