Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras: custo de refino deve recuar 5% em 2012

Por Sabrina Valle

Rio – O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou hoje que o custo de refino deve fechar menor este ano na comparação com 2011 devido à entrada de novos processos.

“Estamos prevendo um custo de refino menor, devemos ter uma redução de, no mínimo, 5%”, disse durante inauguração da ponte estaiada, também conhecida como Ponte do Saber, na cidade universitária da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O projeto foi feito com investimentos da Petrobras.

Costa lembrou que, em 2011, o custo de refino subiu porque entraram em operação 14 novas unidades de processo. “Isso significa obviamente mais gente, mais catalizador, mais manutenção”, disse.

Custos

Sobre custos não esperados pelo mercado que impactaram o resultado da Petrobras em 2011, Costa disse que, no caso da área de Abastecimento, eles não devem se repetir. “Não veio nada para ficar, pelo contrário”, disse.

O executivo afirmou que sua área em 2011 teve fator de utilização de 92%, o que ele classifica como um “benchmark internacional”. Também citou que a capacidade de refino foi aumentada em quase 80 mil barris e que a venda de derivados cresceu acima de 10%.

“O fatores comerciais e da área de operação da área de Abastecimento são extraordinários”, disse. Sobre impacto do câmbio sobre custos, disse que dependerá do comportamento do dólar neste ano.

“O mercado vai continuar crescendo”, afirmou citando um aumento de 36% na demanda da gasolina em janeiro deste ano, contra janeiro de 2011, um crescimento que classificou como extraordinário.