Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesquisas confirmam desaceleração da indústria chinesa

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final do HSBC/Markit caiu para mínima de três meses de 50,5 em dezembro, ante 50,8 em novembro

A atividade industrial da China desacelerou em dezembro, mostraram pesquisas oficiais e de órgãos privados. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC/Markit caiu para 50,5 em dezembro, menor nível em três meses. A leitura desta quinta-feira ficou inalterada ante o dado preliminar divulgado no mês passado. Um indicador acima de 50 reflete expansão e, abaixo desse patamar, contração.

Leia também:

China prevê desaceleração da produção industrial em 2013

Governo chinês estima crescimento de 7,6% em 2013

Mercado de luxo esfria na China

A pesquisa privada foi consistente com o PMI do governo, que na quarta-feira caiu para a mínima de quatro meses de 51,0.

Pequim tem dito que aceitará crescimento mais lento enquanto tenta reformar a economia na direção de um crescimento mais sustentável, com base na demanda do consumidor, após três décadas de forte expansão liderada pelas exportações e crédito.

O PMI do HSBC/Markit é mais voltado para empresas menores e privadas, enquanto o oficial leva em conta mais empresas grandes e estatais.

(com agência Reuters)