Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Perfil reúne vagas de emprego ‘escondidas’ nas ruas de SP

Publicitário deu início ao projeto há três meses - desde então já foram postadas 110 vagas de plaquinhas de vitrine

Por Thaís Augusto - Atualizado em 31 ago 2017, 19h53 - Publicado em 31 ago 2017, 19h13

Já pensou em compartilhar uma plaquinha de “precisa-se de um profissional” com quem busca uma chance de emprego? Foi essa ideia que motivou o publicitário José Celso de Oliveira, 34, a criar o Viumtrampo, perfil do Instagram que divulga oportunidades de trabalho.

“Comecei a prestar atenção nessas plaquinhas durante o trajeto de casa ao trabalho. Elas ficam escondidinhas na vitrine de restaurantes, lojas, parece que fazem parte da paisagem. Imagina quantas pessoas precisam daquela vaga. Emprego é uma coisa valiosa”, disse Oliveira.

Há três meses ele dava início ao projeto, que já reúne mais de 110 vagas. O perfil já conta com mais de 1500 seguidores.

Além da pesquisa própria, muitas vagas anunciadas chegam por meio de sugestão dos seguidores. Em geral, as oportunidades são para trabalhar em São Paulo, mas há também vagas para outras cidades, como Belo Horizonte, cidade natal do publicitário.

Publicidade

“A princípio, a ideia era postar só fotos de placas. Mas as pessoas começaram a mandar posts e eu achei legal não deixar restrito. Uma vaga é uma vaga”, afirmou Oliveira.

Ele diz que o projeto ajuda pessoas a encontrar emprego desde o primeiro mês de funcionamento. “Fiquei até emocionado porque quando tive a ideia não sabia se ia funcionar. Mas ajudar uma pessoa é muito legal. Pode ser pouco, mas para mim já vale”.

A vaga em questão havia sido anunciada em uma plaquinha na avenida Brigadeiro Luís Antônio, no centro de São Paulo.

Ele recebeu muito apoio para dar início ao projeto. “Por causa do momento difícil, todo mundo meio que se identificou com a ideia, fiquei muito feliz”.

Publicidade

Normalmente, as vagas encontradas são para balconistas, vendedores e recepcionistas mas Oliveira já encontrou também alguns anúncios inusitados. “Na Galeria do Rock tem muito salão afro e uma das vagas era para trançadeira. Muitas pessoas também gostaram da vaga de professor de ballet que publicamos. Já vi placa para produtor musical”.

O publicitário não tem uma meta definida para o projeto. “Vamos deixar a meta aberta e depois dobrar a meta”, brincou. “Mas eu costumo dizer que o ideal é quanto mais gente, mais gente. Com mais seguidores, outras pessoas vão ter a chance de conseguir um trabalho, mas não me preocupo com números”.

Para encaminhar uma oportunidade de emprego para o Viumtrampo, a pessoa pode postar a foto no próprio Instagram e usar a hashtag #viumtrampo com a cidade, nome e o endereço da empresa. Também é possível mandar a foto com a informação para o e-mail viumtrampo@gmail.com.

Publicidade

A taxa de desemprego no país caiu para 12,8%, atingindo 13,3 milhões de pessoas.

Publicidade