Clique e assine a partir de 8,90/mês

Pela primeira vez, BID financiará projetos brasileiros de infraestrutura em real

Objetivo inicial do banco é fornecer empréstimos para obras de médio porte no valor máximo de R$ 200 milhões

Por Da Redação - 20 Maio 2014, 15h51

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) oferecerá financiamentos para projetos de infraestrutura do Brasil em real, em um projeto-piloto que contemplará inicialmente empreendimentos de médio porte. “Esse projeto está sendo desenvolvido. A ideia é emprestar em reais no longo prazo”, disse Jean-Marc Aboussouan, chefe de Infraestrutura, Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo do banco, nesta terça-feira.

Segundo Aboussouan, as condições de financiamento e os montantes que ficarão disponíveis para os empréstimos ainda estão sendo avaliados, bem como os prazos dos financiamentos. Ele afirmou, no entanto, que o período de longo prazo corresponderia a cerca de quinze anos e que os projetos de médio porte seriam aqueles de 50 milhões de reais a 200 milhões de reais.

Leia também:

Dilma garante que aeroportos estão preparados para Copa

Infraestrutura do país deve passar em teste da Copa, diz Fitch

Em ano eleitoral, Dilma lança pacote de obras de R$ 8 bilhões

Até novembro, o BID deverá estar preparado para receber as solicitações. A expectativa é de que os primeiros desembolsos em real sejam liberados a partir de 2015. Aboussouan disse, durante um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que apesar de o banco de desenvolvimento não ter condições de competir com as condições de financiamentos oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a instituição também oferecerá custos atrativos.

(com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade