Por Rodrigo Petry
São Paulo – Está em estudo dentro do Grupo Pão de Açúcar o lançamento, nos próximos dois anos, de 25 empreendimentos imobiliários em parceria com construtoras, nos Estados de Goiás, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Mato Grosso, Pernambuco e do Ceará, informou o CEO da GPA Malls & Properties, braço imobiliário da varejista, Caio Mattar. “Nossa ideia é comprar grandes terrenos, fazer as lojas e lançar os prédios. Em sete, oito ou dez anos, teremos vários projetos em construção”, disse Mattar, em entrevista à Agência Estado.
Dos 25 empreendimentos, nove estão em fase final para lançamento. Além do Thera Faria Lima Pinheiros, em parceria com a Cyrela, mais dois podem sair ainda em 2011. O executivo destacou que a intenção da varejista, com a criação do GPA Malls & Properties, é ampliar a rentabilidade dos terrenos do grupo, que soma atualmente algo em torno de 1,5 milhão de metros quadrados.
O executivo acrescentou que a empresa busca parcerias, principalmente, com construtoras listadas em bolsa e “com forte estrutura de capital”. Sobre a expansão regional, ele afirmou que a empresa sempre analisa ao menos três propostas de projeto. Ele evitou comentar as empresas com as quais estuda parceria.
Mattar destacou que, para dar maior transparência aos investidores sobre os negócios imobiliários do grupo, a GPA Malls & Properties se transformará em 2012 em uma subsidiária integral da companhia. “No início de 2012, começa a operar como empresa. Hoje, ela é um centro de custos, mas estamos caminhando, até o final de 2012, para a criação da subsidiária”, disse Mattar, ressaltando que a criação do braço imobiliário é para dar um foco maior à área. “Mas nossa prioridade continua sendo o varejo”.
O Grupo Pão de Açúcar também a abertura de 80 lojas em 2012, segundo Mattar. O plano orgânico da empresa é abrir 120 lojas anualmente, a partir de 2013. “Nessas 120 lojas, calculamos que entre 20% e 30% dos empreendimentos caibam parcerias com construtoras, para levantar nos nossos terrenos prédios comerciais, residenciais e hotéis”, afirmou.
Outro filão a ser explorado nas áreas dos hipermercados e supermercados são as galerias comerciais, que atualmente geram uma receita com locação de R$ 100 milhões anualmente. A varejista conta hoje com 180 mil metros quadrados de área bruta local nas suas lojas e um total de quatro mil lojas de prestadores de serviços, como alimentação, banco, drogaria ou lotérica. “Começamos a desenvolver as galerias para potencializar a expansão do varejo, agregando soluções imobiliárias e, assim, elevando o giro dos ativos”, afirmou.