Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Países da UE farão reunião prévia à da Eurozona na quarta-feira

Além da reunião dos 17 países da Eurozona que acontece na próxima quarta-feira, também será realizada uma reunião prévia dos 27 membros da União Europeia (UE), disse neste domingo o presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy.

Em um primeiro momento, Van Rompuy havia convidado apenas os dirigentes da Eurozona para o encontro de quarta-feira, mas neste domingo ele anunciou a decisão de que os 27 membros da UE voltarão a se encontrar na quarta antes da reunião dos 17 membros da Eurozona, disse ele durante uma coletiva de imprensa com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

O primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, havia manifestado neste domingo seu descontentamento em relação ao fato de que a reunião de quarta-feira fosse restrita apenas aos 17 membros da Eurozona e não a todos os 27 membros da UE.

Os britânicos também manifestaram seu desejo de que não fossem excluídos do encontro.

“Não deveria haver separação entre a Eurozona e o restante da União Europeia”, disse Barroso.

Os dirigentes europeus aceleraram neste domingo as conversações para alcançar uma solução definitiva à crise da dívida, e apresentá-la ante a reunião dos países emergentes e industrializados do G20 na França, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro.