Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Pacote do Veneno’ é rejeitado com fim do governo Bolsonaro

Projeto de Lei que revogava a atual Lei de Agrotóxicos, autorizando o uso de substâncias ainda mais danosas, não foi aprovado no Senado

Por Luana Zanobia 22 dez 2022, 14h57

O Projeto de Lei 1.459/2022, apelidado por seus opositores de “Pacote do Veneno”, que trata da liberação de agrotóxicos, não foi aprovado no Senado. O PL revogava a atual Lei de Agrotóxicos (7.802/89) autorizando o uso de substâncias mais danosas à saúde. O texto havia sido aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), mas não conseguiu avançar no Congresso.

O PL vinha gerando muitas manifestações contrárias ao aumento de agrotóxicos Segundo Marina Lacôrte, porta-voz sobre agricultura e alimentação da organização não-governamental Greenpeace Brasil, a medida favorece o registro e o uso de agrotóxicos, incluindo de substâncias cancerígenas. Durante o governo de Jair Bolsonaro foram autorizados 2.097 produtos dos 5.181 registrados desde o ano 2000. Isso significa que cerca de 40% do total de registros de agrotóxicos aconteceram apenas nesses últimos quatro anos. “Muitas ‘boiadas’ avançaram nesses últimos anos, mas a sociedade se mobilizou bravamente contra o ‘Pacote da Destruição’ e os atropelos dos parlamentares ruralistas, que estavam muito fortalecidos pelo governo atual”, diz.

Em 2018, quase 2 milhões de pessoas e mais de 300 organizações e diversos órgãos públicos (como a Fiocruz, Inca, Anvisa e Ibama) assinaram um abaixo assinado contra a proposta, reforçando sobre os riscos e prejuízos do projeto para o meio ambiente e para a saúde.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.