Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Opep prevê instabilidade para o mercado de petróleo

Por Da Redação 13 dez 2011, 09h45

Por Danielle Chaves

Londres – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) projetou um cenário incerto para o mercado da commodity, alertando que as fracas perspectivas para a economia mundial provavelmente apresentarão um risco significativo de instabilidade no próximo ano.

“A turbulência econômica está afetando a demanda por petróleo conforme a desaceleração atinge as atividades industriais em todo o mundo”, afirmou a Opep em seu relatório mensal. O grupo reduziu sua previsão para o crescimento da demanda em 2012, depois que o enfraquecimento do consumo nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi sentido também na China e na Índia.

O crescimento da demanda por petróleo é agora previsto em 1,1 milhão de barris por dia em 2012, abaixo da estimativa anterior de aumento de 1,2 milhão de barris por dia. A Opep alertou que a demanda pode se enfraquecer mais ainda se as economias dos EUA e da China tiverem desempenho abaixo do esperado no primeiro semestre do próximo ano.

No entanto, a Opep afirmou que ainda prevê que a demanda pelo petróleo produzido pelos países do grupo aumente em 2012, graças a um declínio maior do que o esperado nas regiões que não integram a Opep. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade