Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Opep decide manter produção em 30 milhões de barris ao dia

Viena, 14 dez (EFE).- A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu nesta quarta-feira em Viena manter o nível de produção petrolífera em 30 milhões de barris diários (mbd), confirmou o ministro de Petróleo venezuelano, Rafael Ramírez.

‘Temos um acordo para manter o mercado em equilíbrio e vamos reajustar o nível de produção de cada país a fim de abrir espaço para a produção líbia’, acrescentou o ministro.

Sobre o aumento da produção para compensar o corte das exportações de petróleo líbio durante a guerra civil do país, o ministro ressaltou que agora é o momento de diminuir a superprodução, o caso principalmente da Arábia Saudita.

O consenso alcançado nesta quarta-feira contrasta com a total falta de acordo da última conferência ministerial, de junho em Viena, classificada pelo ministro saudita, Ali bin Ibrahim Al-Naimi, como ‘uma das piores reuniões’ da Opep.

Embora a decisão só oficialize o nível real de bombeamento do grupo, é a primeira vez que a organização eleva oficialmente o teto de produção desde meados de 2008. EFE