Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU rebaixa crescimento do PIB mundial em 2012 para 2,6%

Nações Unidas, 1 dez (EFE).- A economia mundial terá um crescimento ‘anêmico’ de 2,6% em 2012, abaixo dos 3,3% que a ONU previu há seis meses, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela organização, que também reduziu para 3,2% seus cálculos para 2013.

‘Após dois anos de recuperação desigual da crise financeira, a economia mundial se encontra à beira de uma severa contração’, diz a primeira parte do relatório ‘Situação e Perspectivas da Economia Mundial em 2012’, apresentado nesta quinta na sede das Nações Unidas em Nova York.

O estudo mostra ‘um crescimento anêmico’ para 2012 e 2013, que está ‘longe de ser suficiente para lidar com a contínua crise de emprego vivida pela maioria das economias desenvolvidas e que afetará o crescimento dos países em desenvolvimento’.

Elaborada pelo Departamento de Análise de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, a pesquisa indica ainda que as previsões do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para os próximos dois anos podem ser ‘otimistas demais’ persistir a crise de dívida na Europa persistir e não for resolvida ‘a crise do desemprego’ nos dois lados do Atlântico. EFE