Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

OGX anuncia descoberta na bacia de Santos

16 Jan (Reuters) – A OGX anunciou nesta segunda-feira descoberta de hidrocarbonetos em uma de suas áreas exploratórias nas águas rasas da bacia de Santos.

A empresa ainda não sabe informar se são indícios de petróleo ou gás natural ou os dois na área descoberta.

A OGX informou que ainda não é possível estimar os volumes da descoberta, segundo a assessoria de imprensa. Por volta das 15h40, as ações subiam quase 5 por cento, enquanto o Ibovespa subia 1,1 por cento.

“Vamos fazer os testes de formação para identificar melhor os elementos que foram encontrados”, disse uma porta-voz da companhia.

A empresa brasileira encontrou hidrocarbonetos em poço pioneiro do bloco BM-S-57, no qual a companhia tem 100 por cento de participação.

O bloco está localizado a 102 km da costa, do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 155 metros.

Na mesma região, a OGX possui outros blocos onde já realizou outras descobertas, inclusive no mesmo BM-S-57. Uma descoberta, no prospecto Niterói, não foi considerada comercialmente viável.

O poço OGX-63, denominado Fortaleza, continua sendo perfurado, informou a companhia. A sonda Ocean Quest iniciou as atividades de perfuração no dia 8 de outubro de 2011.

“Foi encontrada uma coluna com hidrocarbonetos de cerca de 1.000 metros em reservatórios albianos e net pay de aproximadamente 110 metros”, citou a OGX em comunicado ao mercado.

As ações da empresa subiam mais de 3 por cento por volta das 11h45, enquanto o Ibovespa subia 0,4 por cento.

(Por Diogo Ferreira Gomes e Sabrina Lorenzi; com reportagem adicional de Leila Coimbra)