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Modalidade cresce nas redes sociais e fica mais jovem

Por Pedro Gil 17 nov 2023, 11h01

O Grande Prêmio de Fórmula 1 chega a Las Vegas neste final de semana reformulado. Números divulgados pela Liberty Media, proprietária da modalidade, indicam que a média de idade de quem acompanha o esporte caiu de 36 anos para 32 anos. Já aqueles que acompanham presencialmente às corridas também ficaram mais jovens, com crescimento de 21% dos fãs de até 25 anos, nos anos de 2021 e 2022. Levando em contas as transmissões esportivas, a audiência teve um crescimento de 44% entre os torcedores de até 35 anos, levando em conta os últimos cinco anos (2018 a 2022).

Esse fato, automaticamente, levou a Fórmula 1 a superar a marcar de 60 milhões de seguidores somadas todas as suas redes sociais, atingindo um crescimento de 29% no ano. O Tik Tok foi a plataforma que teve o maior aumento, de 13%, superando os 7 milhões de seguidores e atingindo patamares próximos de Premier League, UFC e NFL. “Sem dúvidas a série Drive to Survive é responsável por apresentar e envolver esse novo público com a Fórmula 1 ao explorar um formato que cativa justamente por trazer o que está por trás dos resultados, o cotidiano de uma modalidade que envolve uma infraestrutura muito complexa e envolvente”, afirma Ana Clara Campos, gerente de conteúdo da agência de marketing esportivo End to End.

No começo de 2021, no último levantamento feito pela plataforma Betway Insider, apontou-se que a audiência da Fórmula 1 cresceu mais de 58% apenas nos Estados Unidos, atingindo mais de 1 bilhão de espectadores. Outro dado da Nielsen mostra que mais de 360 mil pessoas que não assistiram às corridas do fim da última temporada acompanharam as disputas neste ano depois de verem a série Drive To Survive. “A série, as possibilidades de ações de experiência, as mídias sociais, a remodelagem do produto e outras frentes têm sido efetivas para que a transformação seja percebida em todos os sentidos”, apontou Renê Salviano, presidente da Heatmap, agência de marketing esportivo.

A Liberty Medida estima que mais de 800 milhões de usuários foram atingidos nos dois primeiros anos de lançamento da série, e que ela conquistou mais de 50 milhões de visualizações desde o lançamento da quarta temporada, em 2022. “O reflexo disso tem se dado com faturamento recorde, autódromos lotados e público cada vez mais engajado”, acrescenta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

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