Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Número de turistas no mundo aumentou 4,4% em 2011

Madri, 16 jan (EFE).- O número de turistas no mundo aumentou 4,4% em 2011 em relação ao ano anterior, até alcançar os 980 milhões, dos quais 503 milhões chegaram à Europa, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Esse avanço foi alcançado apesar da estagnação da recuperação econômica, grandes mudanças políticas no Oriente Médio e no Norte da África e desastres naturais no Japão, afirmou em entrevista coletiva o secretário-geral da organização, Taleb Rifai.

O secretário-geral disse esperar que em 2012 se alcance o marco histórico de 1 bilhão de turistas no mundo, com um ritmo de crescimento mais modesto, entre 3% e 4%.

Rifai ressaltou que a Europa recebeu 28 milhões, 68,1% dos 41 milhões de chegadas internacionais adicionais registradas no mundo ao longo do ano passado.

Desta forma, a Europa foi, junto com a Ásia e o Pacífico, a região mundial que melhores resultados obteve em 2011, com um crescimento de 6%, embora por subregiões, América do Sul e Ásia Meridional, cada uma com aumento de 10%, tenham ficado com os primeiros postos.

Em relação aos dez países com maior despesa turística, os mercados emissores emergentes tiveram grandes crescimentos: China (38%), Índia (33%), Brasil (32%) e Rússia (21%), seguidos de mercados tradicionais, embora o aumento da despesa dos viajantes procedentes da Alemanha (3%) e dos Estados Unidos (5%), tenha superado os níveis de anos anteriores. EFE